Empresas de TI não tem medo de Auditoria!


Sabemos que muitas empresas de TI que se preocupam com o uso devido de software, então resolvemos escrever algumas dicas quando o assunto é Auditoria!

Falando em dica de auditoria, você já viu nosso ebook? Clique aqui para saber mais!

Então vamos lá...

O processo de revisão de conformidade é realizado por uma auditoria independente e de forma não intrusiva! Durante o processo de revisão, a auditoria só aceitará evidencias comprovadas através de documentos fiscais ou oficias da Microsoft.

As análises são objetivas e vale o que está na regra de licenciamento, ou seja, não espere bom senso dos auditores. O negócio deles é sustentado pela imparcialidade no julgamento do que constará no relatório final da auditoria.

Além disso, o processo pode durar de 3 a 8 meses e, em uma macro visão, o que acontece é o seguinte:

1. Reunião de apresentação e início do projeto. Acontece com a presença do Cliente, da Auditoria e da Microsoft;

2. Fase de coleta e envio dos dados. Presença do Cliente e da Auditoria;

3. Análise e consolidação dos dados. Presença apenas da Auditoria;

4. Apresentação e validação dos dados. Presença do Cliente e da Auditoria;

5. Apresentação final. Presença do Cliente, da Auditoria e da Microsoft;

Uma dica muito importante é que você não espere ser auditado para digitalizar todas as notas fiscais que comprovam suas licenças.

Equipamentos com etiqueta OEM do Windows e sem nota fiscal serão considerados como não conforme, e em auditoria o que vale é a nota fiscal. Ou seja, só a etiqueta não caracteriza uso legal do software.

Para contratos por volume não há necessidade de apresentar notas fiscais. Através do portal MVLSC é possível evidenciar quais produtos e quantidades estão licenciados. Guarde os números de todos os contratos, mesmo os já expirados.

A apresentação da nota fiscal é obrigatória para todos os produtos que não estiverem publicados no portal MVLSC. A exceção são as notas fiscais de Windows: obrigatórias independente de contratos.

Para que você tenha uma noção maior do que pode acontecer durante a auditoria a Microsoft desenvolveu a MAP, uma ferramenta utilizada nos processos de revisão de conformidade.

Durante o processo de revisão, a ferramenta será executada várias vezes e a base irá incrementando conforme mais ativos vão sendo inventariados.

IMPORTANTE: É responsabilidade do cliente manter os registros e históricos de alteração no ambiente de TI durante todo o processo de revisão de conformidade, por exemplo, todas as movimentações devem ser registradas e evidenciadas, senão máquinas formatadas, produtos reinstalados e remanejamentos serão considerados em duplicidade.

Então, como proteger-se?

Torne-se um parceiro! É garantido que as empresas de TI parceiras não têm medo de auditoria de software.

Ainda tem dúvidas?

Baixe o nosso ebook sobre auditoria e livre-se delas!

Um abraço e boa leitura,

Blue

#auditoria #processoderevisãodeconformidade #microsoft #bluepartner #maptool #notasfiscais

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
Whatsapp_fixo@2x.png