DevOps: o novo parceiro das equipes de TI!


Em um mercado que vem, cada vez mais, buscando por inovações e formas de otimizar os processos, somos apresentados à um novo modelo: o DevOps.


O DevOps é uma das maneiras atuais de otimização para equipes de TI e gestores que vêm buscando por melhorias na governança e nos resultados da área estão sendo direcionados a inovações como esta para alcançar seus objetivos.


No sentido mais amplo da palavra, o DevOps é um conjunto de práticas que buscam automatizar os processos das equipes de Desenvolvimento e Operações, para que ambas sejam mais livres para criar, testar e liberar softwares de maneira mais segura e rápida. Dessa forma, o modelo tem seu conceito voltado na cultura de colaboração entre as áreas.


Então, ficam as dúvidas: quais são os reais benefícios de se utilizar a metodologia DevOps e por que a sua empresa precisa dela?


Benefícios de Integrar o DevOps


Primeiramente é importante entender que a essência do modelo visa agilidade nas operações, apoiando-se em mudanças no modelo cultural da empresas.


Então se você pensa em aderir ao DevOps, prepare-se para mexer nos valores e princípios da empresa!


De toda forma, os benefícios vão além de valores e princípios, se extendendo à melhoria na confiança e colaboração, fazendo com que o gerenciamento de projetos se torne mais efetivo e a liberação dos softwares desenvolvidos mais rápida.


Além disso, outras características são agregadas:


  • Automatização de processos operacionais;

  • Integração, implantação, entrega e feedbacks contínuos durante todo o processo;

  • Área de desenvolvimento mais ágil e responsiva;

  • Melhoria crescente na colaboração entre equipes;

  • Aumento produtividade ( taxas de produção/desenvolvimento de apps e sistemas);

  • Melhoria na qualidade do serviço, agilidade, valor entregue e confiabilidade.

Por que você precisa de DevOps na sua empresa?


Fora todos as vantagens adquiridas ao se aderir ao DevOps, é importante saber por que, ou melhor, a sua empresa, precisa de DevOps:


  1. Para proporcionar aos desenvolvedores uma visão holística do processo;

  2. Para tornar as equipes independentes em relação ao desempenho de cada uma, aumentando assim a interação e colaboração;

  3. Para estabelecer metas e métricas que englobem todo o time;

  4. Para garantir o desempenho como parte essencial do processo, desde o seu início, eliminando a perda de tempo de acrescentar dados posteriormente;

  5. Para concentrate o foco do projeto na experiência do usuário final.

Ao implementar a metodologia na sua empresa, você estará mais do que preparado para enfrentar os novos desafios do mercado de TI!


Não tem jeito!


O melhor remédio é se preparar para investir na segurança e crescimento da sua infra de TI!


Se você está, ou não, preparado para este próximo passo, nós podemos te ajudar.


Entre em contato conosco, agende uma consultoria gratuita, tire suas dúvidas e comece o processo implementação DevOps ainda hoje!


Esperamos pelo seu contato!

Um abraço,

Blue.

#DevOps

Posts Em Destaque
Posts Recentes